PALMAS - O aniversário de 25 anos do Palácio Araguaia, comemorado nessa quarta-feira, 9, foi repercutido na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (PTB), que destacou a importância da construção para a consolidação de Palmas como Capital do Tocantins. Para o parlamentar, após a inauguração da sede definitiva do Poder Executivo, o município se tornou “irreversível”.
“Entregar para o próximo governador o Palácio Araguaia pronto era uma forma de não permitir que as manifestações contrárias à implantação de Palmas revertessem a instalação da Capital”, explicou o deputado ao também relembrar que o ex-governador Siqueira Campos (PSDB) teve apenas seis dias para despachar no novo prédio, pois seu mandato encerrou-se no dia 15 de março de 1991, quando transmitiu o cargo ao então governador Moisés Avelino (PMDB).
Ainda em seu pronunciamento, Eduardo Siqueira relembrou os tempos difíceis da fase de implantação do Estado do Tocantins, rememorando que o ex-governador Siqueira Campos (PSDB) havia sido eleito para um mandato de apenas 2 anos e de um Estado que “não existia”. “Ainda assim, em quatro meses o local para construção da Capital definitiva já havia sido escolhido e em dois anos, o Palácio Araguaia era inaugurado”, destacou.
O deputado explicou também que o nome Araguaia foi dado ao Palácio em homenagem ao outro grande rio que banha o Estado, que em sua criação foi denominado Tocantins. Eduardo Siqueira disse que ainda guarda recorte de jornais nacionais da época, que afirmavam ser uma obra de megalomania. O petebista afirmou que na ocasião havia um contraste, pois as demais construções ainda eram provisórias. “E hoje, o Palácio Araguaia está no centro das decisões, no meio de uma das maiores praças do mundo”, frisou.
Sem perder a oportunidade de criticar o atual governo e o seu pacote anticrise, que elevou a carga tributária estadual, o deputado encerrou declarando que Palmas tem conseguido se sobressair, apesar destas adversidades. “Não há imposto ou perseguição fiscal que possa afetas a pujança que a nossa Capital tem para o País”.
Aplausos
Também como forma de homenagear a todos que colaboraram para a construção do Palácio Araguaia, o deputado Eduardo Siqueira apresentou uma moção de aplausos ao ex-governador Siqueira Campos e também a todos os trabalhadores da obra, comerciantes que vieram para Palmas naquela época e demais pioneiros.
Comentários