Eduardo Siqueira Campos deixa cargo de secretário no governo do Estado

(PALMAS-TO) - Em anexo à carta solicitando exoneração do cargo de secretário de Estado de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos encaminhou ao governo do Estado projeto de criação de campi da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) em municípios das regiões Sudeste e Bico do Papagaio. A implantação das unidades da Unitins em Dianópolis, Araguatins e Augustinópolis compensaria a ausência de ensino superior nas regiões.
No documento, o ex-secretário ressaltou a importância de garantir acesso gratuito ao ensino superior em todas as regiões do Tocantins. Contudo, na visão do ex-secretário, alguns municípios estratégicos ainda não são contemplados com ensino superior público e gratuito, caso de Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. "A exposição de motivos a qual me referi sugiro, Governador, através de projeto de lei, que cria de imediato os campi (da Unitins) dessas três cidades com a possível encampação e expansão da Fabip (Augustinópolis) de cursos na cidade de Araguatins e ainda a negociação com o município de Dianópolis para tornar tais entidades públicas e gratuitas para a comunidade", explica Eduardo na carta.
Eduardo propõe a formação de uma comissão para estudar a implantação de ensino superior público e gratuito nas duas cidades. "Em segundo momento, Governador, proponho a formação de uma comissão de trabalho com a sociedade civil que tenha como segunda etapa desse sonho e projeto fazer justiça às cidades de Colinas e Guaraí, que também deixaram de ter campus da UFT".

Exoneração
Secretário de Estado desde 2011, Eduardo Siqueira Campos entregou o cargo que ocupava como titular da Secretaria de Estado de Relações Institucionais (SRI). A exoneração foi publicada no Diário Oficial dessa segunda-feira, 6. Em carta ao governador Siqueira Campos para comunicar sua saída do governo, Eduardo Siqueira registrou avanços na administração estadual, se manifestou favorável à continuidade das nomeações dos aprovados no concurso do Quadro Geral e afirmou considerar importante o distanciamento da gestão pública por parte daqueles que pretendem estar envolvidos nas eleições de 2014. Ele também elencou medidas que criaram uma nova relação institucional entre governo, prefeituras, entidades e organismos representativos da sociedade.