O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) divulgou um alerta aos condutores sobre um golpe em que criminosos enviam mensagens através do Whatsapp oferecendo serviços aos cidadãos. O comunicado foi feito nesta segunda-feira (15).
No golpe, os bandidos oferecem isenção de multas, retirada de pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), liberação de débitos de veículos e a venda de CNHs.
Para o golpe, os criminosos usam perfis falsos no Whatsapp, com nomes e fotografias de terceiros, retirados das redes sociais ou portais na internet.
O golpe. Como funciona
Conforme o Detran, os criminosos iniciam um diálogo explicando que tais serviços já estão prontos e o valor cobrado já está na conta. Contudo, o golpista envia a mensagem de forma aleatória para várias pessoas, com o intuito de captar vítimas.
Logo após enviar a mensagem, o bandido pede desculpas e diz ter enviado para a pessoa errada. O conteúdo do bate-papo é apenas uma 'isca', visando atrair o cidadão, pois trata-se de resolver problemas de forma rápida e barata.
O Detran-TO ressalta que não envia mensagens aos usuários, seja via SMS ou através do aplicativo Whatsapp.
Investigação
Conforme o órgão, o Serviço de Inteligência do Detran-TO está investigando o caso. A informação é que os bandidos usam chips de operadoras de telefonia com código do Tocantins, mas podem ser de outros estados.
A orientação é que seja realizado um Boletim de Ocorrência caso receba mensagens com o teor citado acima, auxiliando o Detran no combate ao crime.
Comentários