O deputado federal Lázaro Botelho (PP) participou na manhã dessa terça-feira, 25, em Brasília, de uma reunião de Bancada com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) Antônio Fernandes Toninho Costa.
Na ocasião, foi solicitada autorização para que técnicos do DNIT possam visitar as aldeias indígenas localizadas nas Ilha do Bananal, para contatar essas comunidades e iniciar os estudos de viabilidade do projeto da BR-242, no trecho "Travessia da Ilha do Bananal", que liga o Tocantins ao Mato Grosso.
A solicitação já havia sido feita no ano passado, mas devido a troca de presidente da Funai, o pedido precisou ser reforçado ao novo gestor da pasta, que tomou posse ainda este ano. "A criação da BR-242 será de extrema importância para a região sul do Tocantins, como também para o Moto Grosso. Além de facilitar o acesso entre as pessoas de ambos os Estados, também facilitará todo o processo de escoamento da produção da região, o que fortalecerá a geração de emprego e renda para a nossa gente. Queremos fazer isso, em conformidade com a legislação e de maneira conjunta com as comunidades indígenas", disse Lázaro Botelho.
A visita nas aldeias solicitadas pela Bancada é um dos primeiros passos para que ocorra o andamento nos trabalhos em torno da BR-242 na região que, pretendem em seguida, dar início aos estudos de viabilidade técnica e de impacto ambiental.
Estavam presentes na reunião o coordenador da Bancada, senador Vicentinho Alves (PR), os deputados federais, Josi Nunes (PMDB), Vicentinho Júnior (PR) e Carlos Gaguim (PTN), o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), o secretário estadual de Representação em Brasília, Renato Assunção, e assessores parlamentares.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15868
Comentários