intitulada de "Pés Calejados" é da repórter fotográfica Loise Maria, da DPE

Com a fotografia intitulada "Pés Calejados", a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO) venceu pelo terceiro ano seguido na Categoria Fotografia o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. O Poder Judiciário do Tocantins também foi destaque na 15ª edição do Prêmio com o programa jornalístico Repórter Justiça, vencedor na categoria Programa de TV e terceiro lugar geral na premiação. A solenidade de entrega do prêmio marcou o encerramento do XIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, na sexta-feira, 30, em Maceió (AL).

O prêmio reconhece os melhores trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação de todos os órgãos ligados ao Sistema de Justiça do País. Ao todo, são 14 categorias. A Comissão Julgadora foi formada por 27 profissionais de diferentes áreas da Comunicação e de diversas regiões do Brasil.
Segundo a organização do Prêmio, a edição de 2017 alcançou o recorde de 271 trabalhos inscritos. A disputa foi muito equilibrada em várias categorias, tornando difícil a tarefa dos jurados, o que reflete a qualidade do trabalho desenvolvido pelas assessorias de comunicação do sistema de Justiça brasileiro.

Defensoria Pública
Em 2015 e 2016, com "Defensoria Quilombola" e "Sonho Interrompido", respectivamente, a DPE/TO levou a estatueta de primeiro lugar, com as imagens que levam a assinatura da repórter fotográfica Loise Maria.
A foto vencedora "Pés Calejados", da repórter fotográfica Loise Maria, foi capturada durante trabalho de atendimento itinerante do projeto "Expedição Cidadã", da Defensoria Pública do Tocantins, na comunidade quilombolas do Kalunga do Mimoso, no município de Arraias, em julho de 2016. Os "pés" da foto são da Dona Iva Pereira Dias, na época com 70 anos. Durante o atendimento, ela contou as dificuldades que enfrenta na terra em que vive desde que nasceu. A ausência de transporte regular e acessível para ir ao centro de Arraias quando precisa; a falta de energia elétrica; o percurso que ela faz para pegar água no rio, pois não tem cisterna em casa. "É um sofrimento, sabe, mas é assim mesmo, não tem caixa, é o jeito", contou Dona Iva.
Com muita sensibilidade, e com a experiência de vários prêmios fotográficos na bagagem, Loise Maria conseguiu exprimir na imagem, todo o sofrimento daquela comunidade. "Tentei ir além dos registros gerais do atendimento, buscando a essência daquele povo, mostrando detalhes como os pés ou as mãos de uma senhora guerreira que expressam fortemente a sua história, memória e identidade", disse Loise.
A fotografia "Pés Calejados" faz parte da Mostra Fotográfica "Caminhos da Cidadania". Uma exposição que retrata os atendimentos itinerantes da Defensoria Pública em localidades distantes e de difícil acesso. Lançada em maio passado, a exposição já passou pela Assembleia Legislativa e Palácio Araguaia, em Palmas. Em agosto estará no Tribunal de Justiça do Tocantins.
As imagens trazem expressões que vão de angústias e alívios até a felicidade de, mesmo numa realidade de violação de direitos, ser atendido pela Defensoria. "As fotos tratam do resgate da memória e da identidade dessas comunidades, de forma que também provoque a reflexão da luta dessas comunidades para garantia de seus direitos", conclui Loise.
Produção do Centro de Comunicação Social (Cecom) do Tribunal de Justiça do Tocantins, o programa busca aproximar o Judiciário da população, além de promover a transparência do trabalho da Justiça. O Repórter Justiça é exibido semanalmente na TVE Tocantins,SBT e TV Assembleia. O programa ainda fica disponível no canal do TJTO no YouTube e página do Tribunal no Facebook.
Para a diretora do Cecom, Vanusa Bastos, o reconhecimento é um grande incentivo ao trabalho que vem sendo desenvolvido no Judiciário tocantinense. "O prêmio bateu recorde de inscrições este ano e ficar entre os melhores três produtos de comunicação em prática no país é uma satisfação enorme para a gente que trabalha todos os dias buscando promover a comunicação entre o Judiciário e o cidadão, aproximando a Justiça de quem precisa e facilitando o entendimento do sistema como um todo para quem busca o Poder Judiciário mas, muitas vezes, não sabe exatamente como funciona", ressalta. "O Repórter Justiça tem essa função social de traduzir para a comunidade o que é o Judiciário, como funciona e como buscar ajuda, caso necessário", complementa.

Programa
No ar desde maio de 2016, o programa Repórter Justiça leva informação ao cidadão de maneira dinâmica. Além de reportagens e matérias especiais sobre decisões e ações da Justiça, o programa conta com dois quadros fixos para aproximar a população do sistema de Justiça. No "Por Dentro do Judiciário", a população envia perguntas com dúvidas para serem respondidas por servidores e magistrados. Já o "Entenda Direito" funciona como um dicionário animado de termos jurídicos para facilitar o entendimento dos trâmites judiciais.
O Repórter Justiça vai ao ar toda quarta-feira, às 12h15, pela TVE. Às quintas-feiras, o programa é veiculado pelo SBT Tocantins, às 13 horas. (Com informações das ascons da Defensoria Pública e TJ/TO)