Buscando promover a conscientização acerca da importância do aleitamento materno, o Hospital Dom Orione preparou uma programação especial para a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, celebrada até esta quinta-feira, 25. Serão realizadas diversas ações em Araguaína para chamar a atenção da sociedade sobre este assunto que é fundamental para a saúde e desenvolvimento do bebê.
De acordo com o diretor presidente do Hospital Dom Orione, padre Jarbas Assunção Serpa, a semana comemorativa é de suma importância para incentivar o aleitamento materno e a doação de leite. "Nossa unidade detém o selo de 'Hospital Amigo da Criança' justamente por adotar práticas e procedimentos de incentivo ao aleitamento materno. Essas práticas precisam ser cada vez mais difundidas para que os bebês tenham uma vida mais saudável", justificou.
A programação conta com atividades internas e externas. Nesse domingo, 21, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada a "Hora do Mamaço", uma ação com a presença de mães doadoras de leite e mães nutrizes que amamentarão seus filhos. Na ocasião a equipe do Hospital Dom Orione irá ministrar uma palestra sobre a importância da doação de leite humano.
Dessa segunda-feira, 22, a sexta-feira, 26, serão realizadas palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) sobre as vantagens da amamentação para mãe e bebê, o manejo clínico e a importância de a visita guiada para as gestantes conhecerem todo o trajeto que irão percorrer no Hospital no dia do parto.
Também nestes mesmos dias serão expostos stands na recepção central do Hospital Dom Orione para divulgar sobre a importância da semana para colaboradores e comunidade em geral. Na ocasião, serão entregues panfletos e arrecadação de frascos de vidros, destinados ao armazenamento do leite doado. A atividade será realizada ainda no ITPAC, nestas segunda-feira, quarta-feira, e sexta-feira, com a colaboração dos alunos do curso de Enfermagem.

Banco de Leite
Um suporte para gestantes e puérperas, o Banco de Leite Humano do Hospital Dom Orione atua no incentivo da amamentação, contribuindo para a redução da mortalidade infantil e fortalecimento dos indicadores de saúde das crianças. Por meio de atividades em grupo e visitas nos leitos, as mães recebem orientações sobre a importância e benefícios do leite materno para os recém-nascidos.
Outra atividade fundamental do setor é a coleta do leite materno daquelas mães que produzem mais do que seus filhos consomem. As mães recebem um kit contendo um frasco de vidro, touca e máscara e são orientadas sobre como fazer a coleta. Após a pasteurização e um rigoroso processo de controle de qualidade, o leite é destinado para os bebês prematuros da UTI Neonatal e Unidade Canguru, e também para aqueles que por algum impedimento, não podem ser amamentados pela mãe.
Em 2016, o Banco de Leite Humano do Hospital Dom Orione distribuiu 667,8 litros de leite, uma média de 50,65 litros por mês. O setor realizou ainda 13.307 atendimentos individuais e 1.581 atendimentos em grupo. (Com informações da assessoria de imprensa)