Betim (MG) - No ano passado, a Fiat formou cerca de 4 mil condutores mais seguros. Este número, recorde desde o surgimento do curso Direção Segura, em 2007, reforça o compromisso da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) com a mobilidade mais segura e a promoção de um convívio mais amigável nas ruas, entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Este resultado foi possível graças à parceria com o Centro de Pilotagem Roberto Manzini, maior empresa do Brasil no setor e referência no segmento de segurança veicular, reconhecida pela Cruz Vermelha, Associação Automobilística Brasileira (AAB), FIA Fondation e Seguradora Porto Seguro.
O curso de Direção Segura é composto por aulas teóricas e práticas, usando os modelos Fiat Punto e Bravo, no autódromo Internacional de José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Os alunos recebem orientação sobre os fatores que podem impactar a capacidade de direção, como medicamentos, álcool e cansaço. Ainda, entendem melhor os segredos sobre a distância de segurança, ultrapassagens, aderência de diferentes tipos de piso e sobre as reações do automóvel em condições adversas. As aulas teóricas são dinâmicas, baseadas em conceitos técnicos e aplicáveis ao dia a dia, com vídeos, demonstrações e discussão em sala de aula.
Na parte prática do curso, os alunos vão para a pista de Interlagos para treinarem os conceitos recebidos e, em ambiente controlado e com instrutores treinados, colocam o carro em situações extremas, como frenagens de emergência e mudança de trajetória repentina. Nos cursos são utilizados ainda radares, semáforos e sensores exclusivamente desenvolvidos em parceria com alunos de Engenharia Mecatrônica da USP. As fichas de aula também são eletrônicas, com dados coletados via tablets, on line, reduzindo o uso de papel e otimizando o arquivamento de informações do convidado, além da geração automática de relatórios de desempenho.
O Direção Segura Fiat nasceu em 2007, baseado nos conceitos do Guida Sicura (Direção Segura) realizado pela Alfa Romeo, um dos cursos mais conceituados na Europa. Em 2013, a Fiat firmou parceria com o Centro de Pilotagem Roberto Manzini, unificando os padrões de ensino e ampliando a capacidade de atendimento. “A contribuição da FCA para uma sociedade moderna se faz também no transito. Formar condutores mais seguros é a melhor maneira de melhorarmos o cenário brasileiro”, avalia Marco Antonio Lage, Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da FCA Fiat Chrysler Automobiles para América Latina.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15514
Comentários