(Araguaína-TO) - A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de Araguaína, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), realiza nesta quarta-feira, 25, às 19h30, no auditório da Fieto em Araguaína, palestra sobre a tarifa de energia elétrica, incluindo a metodologia da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e as maneiras existentes para a diminuição dos encargos.
Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, quem ministra palestra sobre o tema é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Combustíveis, deputado federal César Halum, que aponta que no Estado do Tocantins a energia é a mais cara do País, sendo o Brasil com a 3ª mais cara do mundo, quando tem tudo para ser a mais barata.
“A partir do momento que envolve toda a população como consumidores de energia elétrica, é necessário que se tenha um debate e que todos entendam perfeitamente a composição da tarifa de energia que reflete diretamente no preço final do talão da conta de luz”, disse.
Segundo informações da Fieto, a indústria do Tocantins paga R$ 373 por mw/h e é a segunda mais cara do Brasil, perdendo apenas para o Mato Grosso, maior que a média brasileira que é de R$320 por mw/h. Sendo assim, mais cara que todos os estados do sul e sudeste do país, e muito mais cara que a de países como Japão, Alemanha, França, China, Estados Unidos e Argentina.