Araguaína (TO) - O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, durante o programa de rádio semanal “Fala, Prefeito!” dessa segunda-feira, 19, comentou sobre as ações que estão sendo realizadas para fomentar a agricultura familiar no município e região. Dentre os investimentos realizados pela Prefeitura para dar apoio aos pequenos produtores está a recuperação de estradas vicinais, aplicação de calcários nas propriedades e aquisição de alimentos.
Estradas vicinais
De acordo com Dimas, foram recuperados mais de 200 km de estradas vicinais, desde 2013 até este momento. “Uma das condições básicas é ter acesso facilitado. A recuperação de estradas vicinais; são mais de 200 km que já foram feitos, diversos bueiros, recuperação de pontes. E ainda temos muito a fazer. Isso facilita o escoamento da produção e também o transporte escolar”, explicou.
Ainda segundo o prefeito, as estradas dos assentamentos e povoados Paraíso, Brejão, Sucupira, Manoel Alves, Caju Manso, Chaparral, Projeto Alegre, lá na região do Garimpinho, e Água Amarela já foram recuperadas. “Mas é um trabalho contínuo. Às vezes, quase todos os anos é necessária essa recuperação”, esclareceu.
Calcário
Dimas ainda comentou sobre o Programa do Calcário. O prefeito informou que é um projeto em parceria com o Governo Federal, com recursos alocados pelo deputado federal César Halum no orçamento da União. “O município vai até as propriedades, faz o cadastramento, colhe o material para análise do solo”, explicou.
Agora já foi iniciada a distribuição de calcário para aproximadamente 300 propriedades. “Muito positivo e facilita muito ao pequeno produtor rural, já que a correção do solo com certeza aumenta significativamente a produtividade”, destacou o prefeito.
Apoio ao produtor
O prefeito também comentou sobre o Programa Trator na Roça. Segundo Dimas, os tratores seguem uma programação elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de dar apoio para os pequenos produtores rurais. “Os nossos técnicos veem a necessidade real junto com os assentamentos rurais, as associações de pequenos produtores rurais, fazem essa distribuição e esse trabalho arando, gradeando e preparando a terra para o plantio”, explicou.
Compra Direta
Dimas falou ainda sobre o Programa Compra Direta. De acordo com o prefeito, nesse ano a meta é de adquirir aproximadamente R$ 1 milhão em produtos do pequeno produtor rural. “Esta aquisição é feita semanalmente, são quase 20 mil quilos todas as semanas de alimentos que nós estamos adquirindo, sendo distribuídos nas escolas, nas creches, para pessoas carentes”, informou o prefeito.
A distribuição é feita através da Ação Social, Funamc, instituições de caridade que trabalham fazendo assistência para pessoas carentes. “A gente pretende finalizar com quase 400 mil quilos de alimentos adquiridos através do Compra Direta neste ano”, completou.
Dimas explicou também que para aderir ao programa tem um prazo adequado para se cadastrar. “Ele tem que se cadastrar na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fica no prédio da Prefeitura, no centro da cidade. Nós temos condições de comprar mais ainda do que estamos comprando hoje. O preço é melhor de fato porque não tem atravessador”, finalizou.
Comentários