Araguaína (TO) - O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, destacou avanços em ações que contribuem para ajudar na produção de alimentos no Município. Dimas destacou a importância de programas como o Compra Direta e Trator na Roça e lembrou a distribuição de calcários para mais de 300 propriedades rurais.
O prefeito também falou sobre a recuperação de mais de 200 km de estradas vicinais. “Além das estradas foram feitos bueiros e consertos em pontes. Ainda temos muito a fazer, mas as obras que já foram realizadas facilitam o escoamento da produção e também o transporte escolar. As comunidades beneficiadas foram de Paraíso, Brejão, Sucuri, Manoel Alves, Caju Manso, Chaparrau, Projeto Alegre na região do Garimpinho e Água amarela”, frisou.
Compra Direta
Sobre o Projeto Compra Direta, o prefeito disse que em 2015 a aquisição foi de aproximadamente 1 milhão de reais do pequeno produtor rural. “Esta aquisição é feita semanalmente, quase 20 mil quilos toda semana, que são distribuídos nas escolas, creches e para pessoas carentes como Cantinho do Vovô e outras entidades beneficentes através da Associação Social Funamc. Finalizamos o ano com quase 400 mil quilos de alimentos adquiridos no Compra Direta”, apontou Dimas.
Ele explica que o produtor vende direto para a Prefeitura pelo menor preço. O interessado precisa realizar cadastro na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada no prédio da Prefeitura no centro. Umas das vantagens é o preço, melhor por que não há atravessador.
Calcário para produtores
Sobre a distribuição de calcário, Dimas destaca que o projeto é em parceria com o Governo Federal e os recursos são de contrapartida do deputado federal Cesar Hallum, oriundos do orçamento da União. “O Município vai até as propriedades, faz o cadastramento e colhe o material para análise do solo. Mais de 300 propriedade foram beneficiadas em 2015, e a correção do solo é importante visto que aumenta a produtividade”, disse.
Trator na Roça
Dimas disse também que são diversos tratores atendendo na zona rural. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico vê as necessidades dos produtores rurais e disponibiliza as máquinas para arar e gradear a terra, preparando para o plantio.
Comentários