Em 2019, foram aplicadas 7.400 doses contra o sarampo em Araguaína, alcançando o índice vacinal de 106%, acima da meta proposta pelo Ministério da Saúde - ASCOM-PMA / Marcos Sandes

Iniciada na segunda-feira, dia 10, a 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, tem como público-alvo jovens de 5 aos 19 anos. Em Araguaína, todas as 20 unidades básicas de saúde (UBS) já estão preparadas para aplicar a Tríplice Viral, que ainda protege contra a caxumba e rubéola. A campanha vai até 13 de março e para promovê-la logo no início, o Dia-D será no próximo sábado, 15 de fevereiro.
De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Samila Braga, a meta é vacinar 95% do público-alvo. "O objetivo é alcançar os jovens que já deveriam ter sido vacinados", observou. A primeira dose da Tríplice Viral deve ser ministrada aos 12 meses de idade. Aos 15 meses, uma dose da vacina Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varíola), corresponde à segunda dose da vacina tríplice e uma dose da varicela.
Em 2019, foram aplicadas 7.400 doses contra o sarampo em Araguaína, alcançando o índice vacinal de 106%, acima da meta proposta pelo Ministério da Saúde. 

Doença grave e contagiosa
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Os sintomas da doença são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. 

Atendimento
As salas de vacinação das UBS ficam abertas das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, durante a semana. No Dia D, o horário de atendimento será das 8 às 17 horas, de maneira interrupta. Os agentes também estão percorrendo a zona rural para aplicação da vacina. (ASCOM-PMA /  Marcelo Martin)