Araguaína (TO) - Será realizado neste sábado, 9, o Dia D da vacinação contra a influenza em Araguaína. Além das 18 unidades básicas de saúde que estarão abertas para imunizar a população contra a doença, estarão disponíveis mais dois pontos volantes, um na Praça das Nações, no centro da cidade, e outro no Residencial Costa Esmeralda. Cerca de duas mil pessoas já foram imunizadas até este momento.

O Dia D começa a partir das 8 horas e segue até as 17 horas. Mas a campanha de vacinação segue até o dia 22 de maio. O objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população.
O Ministério da Saúde disponibilizou para Araguaína 33 mil doses da vacina contra influenza. Este ano, a meta da Prefeitura é vacinar, no mínimo, 80% de crianças entre 6 meses de idade e menores de 5 anos, gestantes, idosos com mais de 60 anos, trabalhador da saúde, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis, público-alvo da campanha.

Contágio
A influenza é uma doença caracterizada por uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão do vírus da influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.