(PALMAS-TO) - As discussões e propostas em torno do tema trânsito ganharam reforço no Estado com a criação do Fórum Permanente de Trânsito. O diretor geral do Detran/TO,  coronel Júlio César da Silva Mamede, assinou nessa terça-feira, 18, portaria para criação do fórum.
O objetivo do fórum, segundo a diretora de educação para o trânsito e qualificação de pessoal do órgão, Aurea Liz Morais, é constituir uma rede de instituições governamentais e não governamentais para acompanhar, fiscalizar, monitorar e avaliar as políticas públicas referentes ao trânsito no Estado.
“Os participantes serão convidados e depois nomeados através de portaria assinada pelo diretor geral do Detran. Estas instituições irão buscar formas de diminuir os índices de acidentes no trânsito no Tocantins”, enfatizou a diretora, afirmando que serão realizadas reuniões bimestrais para que sejam debatidas pautas a respeito.

Caminhada
A Semana Nacional de Trânsito, comemorada em todo o País, teve início nessa terça, 18, e prossegue até terça-feira, 25.
Conforme a diretora, na terça-feira, 25, último dias das comemorações, será realizada na Avenida JK, a partir das 8 horas, uma caminha em favor da vida. A concentração será em frente à Predileta.
“Esperamos realizar uma grande mobilização. Pedimos que as pessoas venham vestidas com camisetas na cor branca e aquelas que perderam alguém no trânsito estejam presente”, enfatizou.

Dados
Segundo dados do Detran, no Estado houve um crescimento de 506,02% da frota de veículos nos últimos 11 anos. Em 2000 era de 87.877 e em 2011 passou para 444.676. Em Palmas, o aumento foi de 562,69%. No ano de 2000 eram 21.465 e em 2011 passaram a ser 120.782.