Araguaína (TO) - O deputado Jorge Frederico (SD), apresentou requerimento na sessão desta terça-feira, 30, solicitando ao governador Marcelo Miranda (PMDB), o retorno do programa, policia comunitária. Para o parlamentar, o programa tem como objetivo, reduzir à criminalidade que vem crescendo em Araguaína.
“Precisamos criar mecanismos que possam combater o crime diante das limitações do Estado, o retorno do programa policia militar comunitária, seria uma opção”, ressaltou Frederico.
O parlamentar destacou ainda que esse programa, trás sobre tudo, a sensação de segurança, além de envolver a sociedade nos assuntos relacionados ao interesse comum, além da integração de todos em prol da segurança da comunidade. 

Policia comunitária
Polícia comunitária é uma filosofia e uma estratégia organizacional que proporciona uma parceria entre a população e a polícia, baseada na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, como crimes, drogas, medos, desordens físicas, morais e até mesmo a decadência dos bairros, com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida na área. O policiamento comunitário baseia-se na crença de que os problemas sociais terão soluções cada vez mais efetivas, na medida em que haja a participação de todos na sua identificação, análise e discussão.