Lázaro Botelho (primeiro à esquerda) e o ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro

Humberto Tonaco

(BRASÍLIA-DF) - O deputado federal Lázaro Botelho (PP-TO) solicitou ao ministro e o ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro (seu companheiro do Partido Progressista), a liberação de recursos federais para a regularização fundiária urbana em diversos municípios tocantinenses. O encontro foi realizado na sede do Ministério das Cidades, em Brasília. Participou da reunião o deputado Laurez Moreira, coordenador da bancada tocantinense em Brasília e o secretário das Cidades e do Desenvolvimento Urbano do Tocantins, Sandoval Cardoso.
Durante a reunião foram discutidos os investimentos previstos para o Estado do Tocantins e a liberação de recursos para as obras que estão em andamento e para a execução de outras importantes obras que visam o desenvolvimento do Estado e a melhoria das condições de vida dos cidadãos nos municípios.
O secretário Sandoval solicitou recursos para implantação do projeto Água Para Todos (de auxilio aos moradores atingidos pela seca), Pró-Transporte (para pavimentação, drenagem e acessibilidade nos municípios) e para o projeto Plano Diretor (visando a capacitação de gestores municipais em análise de desenvolvimento e revisão de plano diretor dos municípios).
Restos a Pagar
Ainda com o ministro Lázaro Botelho discutiu os restos a pagar referentes às emendas individuais apresentadas em 2010 e 2009, e recebeu a garantia de que novos recursos serão liberados até a próxima semana. “Várias obras já foram concluídas e inúmeras estão em execução necessitando de recursos para sua quitação ou sua conclusão e o valor a ser liberado vai ajudar a movimentar os municípios e aliviar as contas dos gestores”, disse o deputado.
O ministro não adiantou o montante a ser liberado, mas garantiu a quitação de vários empenhos cujas obras estão concluídas ou em fase de conclusão (mais de 80% de construção).