(BRASÍLIA-DF) - O deputado federal Laurez Moreira (PSB/TO) confirma à população dos municípios tocantinenses de Gurupi e Porto Nacional, que o Ministério da Saúde destinará recursos para que sejam desenvolvidas ações de saúde do homem, com foco na Atenção Básica. Todos os Estados, o Distrito Federal e mais 52 municípios receberão R$ 75 mil e R$ 55 mil, respectivamente, para ações de fortalecimento na área de saúde do homem. A portaria liberando esses recursos foi publicada na última sexta-feira (18).
Esses recursos poderão ser utilizados para monitoramento das ações em desenvolvimento, sensibilização do público masculino e da população em geral sobre cuidados, material de conscientização sobre agravos e riscos à saúde do homem, capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), implantação do pré-natal masculino, entre outras ações.
A política lançada em 2009, presente em todos os Estados e que conta, agora, com 132 municípios, utiliza como porta de entrada a Atenção Básica e a Estratégia Saúde da Família (ESF). O deputado Laurez Moreira explica que o principal objetivo da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem é facilitar e ampliar o acesso com qualidade da população masculina aos serviços de assistência integral à saúde. “Esses recursos são direcionados, principalmente, para intervir diretamente na redução da morbidade e mortalidade, além de auxiliar também na melhoria das condições de saúde do público masculino”, ressaltou.