(BRASÍLIA) - Com a abertura dos trabalhos na Câmara dos Deputados, realizada na terça-feira (2/2/2012), os partidos políticos passam a focalizar os seus esforços para o ano que se inicia. O Deputado Federal Laurez Moreira – líder do PSB no Tocantins - considera como metas principais para o estado a implantação da cidade digital e a viabilização de verba para a construção do Hospital Universitário da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
A necessidade de incluir indivíduos às mídias digitais vem se tornando cada vez mais urgente. A inclusão digital pretende equiparar as oportunidades, ampliando as possibilidades dos indivíduos que apresentam baixa escolaridade, baixa renda e até limitações físicas e de idade. Com a chegada das redes sem fio a essas regiões, a possibilidade de desenvolvimento na área dos negócios deixa de possuir fronteiras.
Os benefícios para o individuo também são inúmeros, possibilitando a economia considerável na conta telefônica, por exemplo. “O Projeto Cidades Digitais – concretizado a partir de emenda proposta por mim - só traz benefícios aos moradores de pequenas e médias cidades do Estado, que ainda não têm acesso, passarão a figurar nas redes sociais e outros meios de inclusão social”, ressalta o Deputado Laurez Moreira. Sete cidades funcionam como polos do projeto. Em Palmas, o sistema já foi implantado e nas demais cidades, está em fase de conclusão. Com a iniciativa, ao todo, metade da população tocantinense terá acesso livre à internet.
O Projeto prevê que um município tenha - em todo o seu território - uma infraestrutura de telecomunicações e internet, a fim de oferecer acesso individual (casas, escritórios, dentre outros) e público (hospitais, bibliotecas, escolas, etc). O sistema de funcionamento será todo feito em tecnologia WIMAX (rede sem fio, que vem com a intenção de substituir os sistemas de cabo e DSL), aumentando assim o seu raio de alcance.

Hospital-Escola
Outro ponto importante para o ano é a liberação da verba para a construção do Hospital Universitário da UFT. A construção do hospital tem como principal pilar a ampliação do sistema regional de saúde. “A construção do Hospital Universitário virá para fortalecer o sistema de saúde regional, que, depois de inaugurado, terá como principal função o reconhecimento das carências da saúde local. Em contrapartida, depois de identificadas, haverá formação de profissionais da saúde com a intenção de suprir esses defeitos”, explica Laurez.