O deputado estadual e líder do Governo Gleydson Nato (PHS) apresentou nesta quinta-feira, 17, na Assembleia Legislativa, requerimento em que solicita a implantação de um polo de extensão dos cursos de Medicina e de Odontologia na região do Bico do Papagaio, no norte do Estado. A proposta deve ser encaminhada à reitora da Universidade de Gurupi - UnirG, Sara Falcão de Sousa.
Segundo o deputado será feito um estudo de viabilidade técnica para escolher a cidade sede para implantar esse polo da universidade. Araguatins e Augustinópolis estão cotadas. Para o líder do Governo essa proposta de expandir a Unirg para a Região do Bico do Papagaio, é levar a oportunidade àquelas pessoas que sonham em fazer uma universidade com o custo acessível, mais perto de sua residência, sem precisar se deslocar para outro Estado ou até mesmo outro país, podendo ainda receber estudantes dos Estados vizinhos ", comentou.
Atualmente a UnirG é uma das maiores Universidades do Tocantins, propriamente tocantinense, localizada na região sul do Estado, em Gurupi, recebe estudantes de vários municípios tocantinenses e Estados circunvizinhos, principalmente para cursar medicina e odontologia. O deputado afirma que "caso seja implantado os cursos na região, terá um como consequência o desenvolvimento social e econômico, geração de emprego e o mais importante a oportunidade para os jovens da região ingressarem em um curso da área da saúde, recebendo uma educação de qualidade", ressaltou.
"A implantação desses cursos tem muito a contribuir para o desenvolvimento da região do Bico, composta por 25 municípios, que é considerada como um polo turístico importante para todo o Estado do Tocantins", finaliza o deputado.
Municípios da Região do Bico do Papagaio
Aguiarnópolis, Ananás, Angico, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Esperantina, Itaguatins, Luzinópolis, Maurilândia do Tocantins, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins e Tocantinópolis. (Assessoria de Comunicação)
Comentários