(BRASÍLIA-DF) - Ao fazer uso da tribuna da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 21, o vice-líder do PDT, deputado federal Ângelo Agnolin, disse acreditar que os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Tocantins, em 2011, representa um avanço significativo para a educação do Estado. É que no Tocantins os números superaram as metas estabelecidas pelo MEC. No índice divulgado recentemente, o Estado assume posição de destaque entre as regiões Norte e Nordeste do país.
Conforme o deputado, os resultados demonstram que o Estado está no caminho certo e, principalmente, evidencia o envolvimento de todos. “Professores, coordenadores, gestores, alunos e comunidade em torno de um só objetivo: a excelência da educação”. No Estado, elencou Agnolin, a pontuação geral que era de 4,5 em 2009 passou para 4,9 pontos, superando a meta brasileira de 4,3 pontos.
Quanto as séries iniciais do ensino fundamental, a pontuação passou de 4,5 para 4,9, ficando em 10º lugar na classificação nacional e em 1º lugar entre os estados do Norte. Na avaliação do desempenho dos alunos do ensino médio, o Tocantins, em 2009, era o 12º colocado no ranking nacional. Em 2011 subiu para a 6ª colocação e assumiu o 1º lugar da região Norte.
Em pronunciamento, Agnolin destacou que, dos Estados que obtiveram os melhores índices do Ideb, o Tocantins é o que possui o menor Produto Interno Bruto (PIB). “Mesmo com limitação de investimentos, o Tocantins mostra que com empenho e esforço é possível superar metas e desenvolver habilidades. É uma vitória, uma injeção de ânimo, para que, nos próximos anos, possamos conseguir avançar mais”, relatou.
Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é gerido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho. Conforme o MEC, o IDEB agrega resultados das avaliações em larga escala e é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos tanto no Censo Escolar, quanto nas médias de desempenho em diversas avaliações, como a Prova Brasil.
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