(PALMAS-TO) - Proposta pela deputada Josi Nunes (PMDB), a audiência pública realizada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente, nesta quinta-feira, 05, na Câmara Municipal de Araguaína discutiu soluções para os problemas enfrentados na saúde pública da região norte do Estado.
De acordo com a parlamentar, o objetivo da audiência foi descentralizar os trabalhos da Assembleia Legislativa e levar o debate a comunidade. “Queremos saber realmente como está a situação da saúde no Tocantins, para isso, precisamos ouvir a população e a melhor forma é através de audiências publicas”, destacou.
A deputada adiantou que após os debates vai ser elaborado um relatório que será encaminhado ao Governo do Estado para que as providências sejam tomadas. “O nosso povo clama por respostas e a partir dessas reclamações que ouvimos aqui, nós pretendemos formular propostas, autenticá-las e levá-las ao conhecimento do Governador e do Ministério Publico”, adiantou.
Durante a Audiência Pública, Caio Diniz, diretor do Hospital Regional de Araguaína disse que está em andamento o processo de licitação para construção de uma nova unidade hospitalar estadual. “O município é muito grande e ainda recebe pessoas de outras localidades, até mesmo de outros estados. Neste sentido, é impossível atender a crescente demanda de pacientes”, disse ele. Por outro lado, ele afirmou que as vagas de UTIs subiram de 10 para 20,porém, a entrada de pacientes causados por acidentes de moto é assustador. “Na cidade de Araguaína, o uso indiscriminado de motocicletas é o grande responsável pela superlotação dos leitos de nossos hospitais”, garantiu.
Já a promotora de Justiça Araína D’Alessandro afirmou que o controle social, através do fortalecimento dos conselhos representa um avanço considerado. “Saúde é prioridade absoluta” comentou. Segundo ela, a emenda apresentada na Lei aprovada pelos deputados na Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governo do Estado, transferindo o Hospital de Doenças Tropicais-HDT para a Universidade Federal do Tocantins foi uma vitória para a sociedade de Araguaína. “A emenda traz segurança jurídica e garante novos integrantes nesta transição”, confirmou.
Audiência Pública contou com a participação de vereadores, secretários municipais, professores, dirigentes de sindicatos e dos deputados,Eli Borges, Sargento Aragão e Josi Nunes. (Com informações Dicom/AL)
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14800
Comentários