(SÃO PAULO-SP) - Exemplos de superação e persistência marcaram a cerimônia de abertura da Olimpíada do Conhecimento e WorldSkills Américas, na tarde desta segunda, 12, no ginásio poliesportivo José Correa em Barueri - São Paulo. Presenças como a do ex presidente da República e ex aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Luís Inácio Lula da Silva, do maestro João Carlos Martins e do velejador Lars Grael engrandeceram a cerimônia. As informações são da assessoria de imprensa.
A mensagem comum ao ex-presidente, ao maestro e ao atleta é a superação e persistência diante de adversidades em suas histórias, características essenciais à Olimpíada, competição que avalia, em provas práticas, os conhecimentos adquiridos em cursos do Senai, instituição realizadora do evento. A Olimpíada do Senai é o maior torneio de educação profissional das Américas e será realizado até o dia 18, no pavilhão de exposição do Anhembi, na capital de São Paulo. Os vencedores participam de uma etapa mundial na Alemanha.
O ex-presidente destacou sua passagem pelo Senai, em 1961, quando fez o curso de torneiro mecânico, como “o melhor momento de sua vida”. Em seu pronunciamento para mais de 600 estudantes e autoridades que lotavam o ginásio, Lula contou sua trajetória que inclui 4 eleições perdidas, parabenizou a CNI e o Senai por possibilitarem a participação de portadores de deficiência física e provocou: “Eu virei presidente da República e isso pode acontecer com qualquer um de vocês. Ser presidente é uma medalha muito mais difícil porque de milhões só um pode ser. Mas basta que não desista e saber que você precisa tentar e somente a perseverança pode fazer vencer”, disse.
A menção honrosa foi retribuída pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, que destacou ser o ex presidente o “ex aluno mais ilustre que nós temos no Senai”. E completou: “O Senai é sua casa. O maior presente desse início da Olimpíada do Conhecimento foi ouvir do senhor a sua experiência, a sua força de vontade, sua determinação e a sua lição de realmente transformar o conhecimento, o trabalho, em sucesso e qualidade de vida de uma forma a contribuir para o desenvolvimento e crescimento do País”.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaff, anfitriã e parceira do evento, falou sobre a importância do papel do educador no processo de desenvolvimento.

Senai Tocantins
A delegação do Senai Tocantins participou da solenidade acompanhada pela equipe de apoio, pela diretora Regional, Raimunda Tavares e pela subsecretária estadual de Educação, Leida Menezes. Todos os estados brasileiros apresentaram-se no desfile oficial aberto pelas delegações de outros países que disputam o WorldSkills Américas.
A dimensão e possibilidades do evento foram ressaltadas pela diretora regional. “A Olimpíada do Conhecimento proporciona a troca de experiências e de conhecimentos possibilitando o aprimoramento de alunos, técnicos e docentes que participam ativamente do processo, preparando-os para outras competições, seja em nível nacional ou internacional, além de estimular o aprimoramento permanente dos jovens que se encontram em processo de formação”, disse Raimunda.
“Unidos [ Senai e Governo Estadual ] nós podemos caminhar, fazer com que nossos alunos realmente se descubram, que aprendam mais, inovem, reconstruam e descubram seus talentos. Imagine você numa dimensão de um evento como este quantas descobertas e novidades nós podemos fazer que corra no sangue dos alunos tocantinenses”, disse a subsecretária estadual de educação, Leida Menezes.
A superintendente regional do Instituto Euvaldo Lodi - IEL Tocantins, Roseli Sarmento e a gerente executiva do Serviço Social da Indústria - SESI Tocantins também participaram do evento.