(Paraíso-TO) - Como cada cidade lidará com o lixo que seus habitantes produzem diariamente? Qual a melhor forma de aproveitá-lo? Quais as alternativas existentes para sua destinação final? É possível transformá-lo em uma fonte de geração de emprego e renda? Esses são alguns dos questionamentos que serão levantados na Conferência Regional do Meio Ambiente, que, dessa vez, acontece no Teatro Cora Coralina, em Paraíso.
Organizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), a Conferência começará às 8 horas e se estenderá por todo o dia. Interessados em participar devem se inscrever pelo site www.semades.to.gov.br ou no próprio local do evento. Para esta edição, são esperados representantes do poder público, iniciativa privada, organizações não-governamentais e sociedade civil dos 15 municípios da regional de Paraíso.
Após a abertura oficial, que contará com a presença do secretário da Semades, Alan Barbiero, os participantes conhecerão o funcionamento e a programação do evento. Ainda no período da manhã, haverá uma palestra sobre Resíduos Sólidos e debate sobre o tema. À tarde, o público elegerá dez delegados que levarão para a Conferência Estadual 20 ações prioritárias para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Regional de Paraíso
Fazem parte da regional as cidades de Abreulândia, Araguacema, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Cristalândia, Divinópolis, Dois Irmãos, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Nova Rosalândia, Paraíso, Pium, Pugmil.

Conferência Regional
A Conferência de Paraíso é a terceira de nove que a Semades realizará até agosto. As propostas escolhidas em cada edição serão apresentadas na Conferência Estadual do Meio Ambiente, que ocorrerá em setembro, na Capital.