(PALMAS-TO) - A Central Única dos Trabalhadores do Tocantins deu início ontem no auditório do Hotel Turim em Palmas, o 7º Congresso Estadual “Liberdade e Autonomia Sindical: Democratizar as Relações de Trabalho para Garantir e Ampliar Direitos”.
Segundo a assessoria de comunicação, o congresso reunirá 180 delegados, trabalhadores urbanos e rurais, de sindicatos filiados à CUT, de todo o Estado. Na pauta, os participantes vão debater conjuntura política e econômica Estadual e Nacional, discutir o balanço organizativo da central e traçar um projeto político para os próximos 10 anos.
No domingo, 27, os delegados definem a próxima diretoria para o mandato de 2012-2015. Outro foco é a escolha dos delegados estaduais que irão participar do 11º Congresso Nacional da CUT, que acontece entre 9 a 13 de julho, em São Paulo.
“Lutamos para que a CUT-TO seja cada vez mais propositiva, porque à medida que crescemos temos mais condições de demandar contra as pautas que retiram direitos e humilham a classe trabalhadora. Queremos levar as pessoas a buscarem cada vez mais a defesa da democracia”, ressalta o presidente da CUT-TO, José Roque Santiago.
A CUT é a maior central sindical da América Latina, a 5.ª maior do mundo e está presente em todos os ramos de atividade econômica do país. No Tocantins, a CUT possui mais de 30 sindicatos filiados.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14412
CUT Tocantins realiza congresso e debate autonomia sindical
Os participantes vão debater conjuntura política e econômica Estadual e Nacional e balanço organizativo da central
Comentários