Tentar é o primeiro passo para conseguir. E foi com esse pensamento que quatro custodiados da Cadeia Pública de Tocantinópolis finalizaram o ensino médio dentro da unidade prisional e agora foram aprovados para cursar graduação na Universidade Federal do Tocantins (UFT), na modalidade Ensino a Distância (EaD).
Dos quatro homens aprovados, dois foram para o curso de Música, um para Física e um para Química. As idades são 24, 26, 30 e 45 anos. Um deles recebeu da Justiça alvará de soltura há uma semana. Os outros três continuam cumprindo pena na unidade e terão à disposição para os estudos uma sala com computadores e demais equipamentos necessários, doados pela Prefeitura de Tocantinópolis.
Os novos universitários, além de concluírem o Ensino Médio dentro da Unidade Prisional, também participam do "Clube dos Livres", um projeto de leitura coordenado pela professora Aline Campos, da UFT.
O diretor da Cadeia de Tocantinópolis, Vinicius Lima, comemorou a conquista dos detentos: "Mais uma vez os custodiados da nossa unidade estão fazendo história, mostrando que a educação é um caminho possível e dando orgulho aos familiares. A pessoa em privação de liberdade quer oportunidade de estudo, de trabalho, remição de pena, enfim, quer pagar pelo crime que cometeu. E o estado tem oferecido essa oportunidade, justamente porque precisamos tratar a unidade prisional como um lugar transformador de pessoas". (SECOM-TO)
Publicado em Tocantins na Edição Nº 16691
Comentários