A partir desta sexta-feira, 29, até dia 17 de abril, as creches e centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Araguaína farão a Autoavaliação Institucional para o ano de 2019. Os eventos nas unidades contarão com a participação da comunidade, professores, diretores, funcionários, conselheiros tutelares, de educação e dos direitos da criança, organizações não-governamentais (ONGs), órgãos públicos e universidades.
O objetivo das avaliações nas unidades de ensino é a criação de um plano de ação para novos investimentos. "É preciso que a comunidade participe apontando o que cada unidade precisa fazer para melhorar. Assim, o investimento nas creches e centros de Educação Infantil serão feitos no lugar certo", frisou a diretora interina da Educação Infantil de Araguaína, Nádia Reis.
Ainda segundo a diretora interina, os horários das avaliações foram escolhidos para que haja participação da comunidade e depende de cada unidade. "Só assim o planejamento institucional pode alcançar a dimensão dos atendimentos, analisar se a instituição está adequada, manter o que está certo e sinalizar o que deve ser mudado".
A autoavaliação
Durante a avaliação, a comunidade participará através de votação baseando-se em aspectos fundamentais para a qualidade da instituição. A proposta metodológica é dos Indicadores da Qualidade da Educação Infantil (Indique). A finalidade é medir o desempenho e desenvolvimento das ações executadas no âmbito institucional em sete dimensões.
A primeira dimensão a ser avaliada é o planejamento institucional, seguido da multiplicidade de experiências e linguagens, interações, promoção da saúde, espaços, materiais e mobiliários, a formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais e, por último, a cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.
Compromisso com a qualidade
A Avaliação da Educação Infantil representa uma ação de caráter obrigatório e está instituída na estratégia 7, da Meta 1 do Plano Municipal de Educação (PME). A ação representa o compromisso da Prefeitura para com as políticas públicas pela infância previstas no Selo UNICEF. As avaliações também impulsionam o Município a priorizar ações voltadas ao direito de cada criança.
Mais informações sobre as avaliações podem ser obtidas na Secretaria da Educação, na Diretoria de Educação Infantil, pelos telefones: 3411 5609 ou 3415 1989.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 16348
Comentários