(PALMAS) - Ainda sem relator, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades no Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev) realizou nesta terça-feira, 18, a primeira reunião após definição de sua prorrogação por mais 60 dias. Na sessão, a ex-contadora do doleiro Alberto Yousseff, Meire Poza, foi novamente convocada. Os parlamentares ainda solicitaram ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) a disponibilização de analista de contas e aprovaram o envio de convite à delegada da Polícia Federal Andréia Pinho Albuquerque para apresentar informações da Operação Miquéias que envolva o Igeprev.
Ao deixar pasta no governo do Estado para voltar à Assembleia Legislativa, Raimundo Palito (PEN) deixou a CPI do Igeprev sem relator, que estava a cargo do suplente Ricardo Ayres (PSB). O regimento interno da Casa previa que o ex-secretário do Trabalho e da Assistência Social assumisse o posto, mas, conforme o presidente da comissão, Stálin Bucar (SD), o parlamentar não tem intenção de participar da CPI. Ainda foi destacado pelo deputado governista que Palito é o único membro do seu bloco que pode ser indicado, já que os colegas estão impedidos por participarem da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Entretanto, Stálin Bucar ponderou que o presidente da Casa, Osíres Damaso (DEM), tem a prerrogativa de indicar deputado de outro bloco, caso seja confirmada a negativa de Palito em participar da comissão. De acordo com o presidente da CPI do Igeprev, a situação deverá ser resolvida ainda esta semana.
Poza convocada novamente
A convocação de Meire Poza realizada no dia 4 de novembro não foi validada, porque o prazo de funcionamento da CPI do Igeprev expirou ainda em outubro. Com a prorrogação aprovada pelo Plenário da Assembleia Legislativa no dia 12, os membros da comissão apresentaram novo requerimento solicitando a presença da ex-contadora de Alberto Yousseff, que foi aprovado por unanimidade.
Polícia Federal
A lista de envolvidos na Operação Miquéias - responsável por investigar desvios em fundos de pensão - disponibilizada à CPI do Igeprev pela Superintendência da Polícia Federal de Brasília foi entregue ao novo delegado responsável por auxiliar os trabalhos da comissão, Alberto Carlos Rodrigues Cavalcante. Stálin Bucar afirmou que convocações de nomes presentes do documento só serão realizadas após análise do policial.
Na sessão, os deputados aprovaram o convite à Andréia Pinho Albuquerque, que está entre as responsáveis pela Operação Miquéias, para apresentar informações que possam citar envolvidos com as irregularidades do Igeprev.
Outras medidas
Os membros da CPI do Igeprev também aprovaram na sessão desta terça-feira, a solicitação de um analista de contas para auxiliar a comissão e convocaram novamente Edson Santana Matos, que, segundo Sargento Aragão, foi responsável por toda a aplicação do dinheiro do Igeprev por dois anos.
Comentários