(PALMAS-TO) - Um efetivo de 70 homens por final de semana, em 21 municípios e 26 praias do Tocantins. Esta é a estratégia de segurança do Corpo de Bombeiros para a temporada de praias 2012, que começa no próximo dia 29 e segue até 5 de agosto. As ações vão de prevenção a intervenção, para que a temporada desde ano tenha o mesmo balanço do ano passado, quando não houve vítimas fatais em todo o Estado.
Segundo o comandante do 1° Batalhão, major Geraldo Primo, o efetivo varia de acordo com a programação de cada praia. “Há finais de semana que precisaremos ter mais pessoal em Palmas, outro em Caseara, por exemplo, e assim por diante, mas estaremos nas principais praias, fazendo um trabalho de panfletagem na parte da manhã, com material educativo e as principais orientações que garantam a segurança dos banhistas, e nosso pessoal está treinado para atender todo tipo de ocorrência”, enfatizou.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), para garantir um trabalho acima da expectativa da população, o Corpo de Bombeiros terminou no dia 15 passado um treinamento especial com o efetivo, voltado especificamente para as atividades na praia. “Nosso pessoal já é preparado, mas fazemos questão de reciclar alguns detalhes que podem ser fundamentais em alguns procedimentos”, destacou.
Aos que pretendem curtir a praias do Estado ou mesmo atividades que envolvam mergulhos nos rios e lagos do Estado, o comandante dá algumas dicas: “conhecer as praias que forem, ver se há equipe do Corpo de Bombeiros, saber onde é a área reservada para banho, saber ser lá é fundo; ter cuidado no retorno das praias, para que sejam evitados acidentes que infelizmente temos registrados essa época do ano e ter atenção especial com as crianças, colocar pulseira de identificação e orientá-las para que sempre fiquem por perto”, afirmou o major, acrescentando que o ideal é deixar as crianças em casa no dia que for à praia para cosumir bebidas alcoólicas. “É bom que a família defina um cronograma de diversão que atenda a todos e, quando levarem as crianças, os pais tenham a disponibilidade de cuidar delas o tempo todo”, finalizou.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14438
Comentários