(Araguaína-TO) - Prefeitos e representantes de Araguaína, Wanderlândia, Darcinópolis, Carmolândia, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Nova Olinda, Babaçulândia, Muricilândia e Aragominas assinarão o Protocolo de Intenções do consórcio intermunicipal para propor soluções coletivas aos problemas comuns aos municípios participantes. A assinatura será na segunda-feira, dia 2, às 15 horas, na sala de reuniões do Gabinete, localizado Avenida José de Brito, 728, no setor Anhanguera
Neste primeiro momento, a intenção do consórcio é agilizar, com eficiência, instalação de um aterro sanitário na região. O prazo é agosto de 2014. "Mas é importante lembrar que esta parceria entre os municípios possibilitam ações em diversas outras áreas", informa o prefeito Ronaldo Dimas. Na região norte, a maioria dos municípios possui menos de 10 mil habitantes e seria inviável a criação de um aterro para cada localidade.

Etapas de criação
No início do mês de outubro, representantes do município reuniram-se para conhecer a estrutura do consórcio e suas vantagens. Nesta segunda etapa, a assinatura do documento marcará o conhecimento do conteúdo mínimo da Lei de Consórcios Públicos que deve ser obedecido por todos os signatários.  "E o protocolo de intenções ainda deverá ser publicado, para conhecimento público, especialmente da sociedade civil", completa consultor Fabiano Francisco de Souza, responsável pela apresentação do estudo sobre o consórcio.
Na sequência vem a ratificação do documento, por meio de lei aprovada pelo Legislativo. Na fase seguinte, será convocada a assembléia geral do consórcio público, que decidirá sobre os seus estatutos para posterior conversão no contrato de constituição do consórcio.