Araguaína (TO) - Os 20 conselheiros tutelares que passaram na eleição para exercer o cargo nas duas unidades do Conselho Tutelar, em Araguaína, participam de uma capacitação até a próxima quarta-feira, 25 de novembro. A nomeação dos conselheiros eleitos foi publicada no Diário Oficial do Município dessa terça-feira, 17; a posse será em janeiro de 2016, para o quadriênio 2016/2019.
A capacitação está sendo no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Na segunda e na terça-feira, os conselheiros tiveram orientações sobre relacionamento interpessoal, autoconhecimento e gestão de equipes; ética, postura e valores profissionais; limite de atuação do conselheiro tutelar, entre outros assuntos pertinentes ao cargo.
Até a próxima semana, serão abordados outros temas durante a capacitação, como o Estatuto da Criança e do Adolescente; rotinas, técnicas e métodos práticos de abordagem e intervenção do conselheiro tutelar; formas de violência contra a criança, relações de poder, o trabalho infantil e a violência sexual; e a inclusão e a inserção social do adolescente em conflito com a Lei.
A capacitação também abrange os conselheiros eleitos nos municípios de Aragominas, Araguanã, Nova Olinda, Babaçulândia, Barra do Ouro e Wanderlândia.

Conselheiro
A função de conselheiro tutelar é de dedicação exclusiva, sendo incompatível com o exercício de outra função pública ou privada. A jornada de trabalho de conselheiro tutelar é de das 8 às 18 horas, nos dias úteis, com plantões nos fins de semana e feriados, de acordo com o disposto na Lei Municipal nº 2777 e no Regimento Interno do Conselho Tutelar.