(PALMAS-TO) - O presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE), conselheiro Severiano Costandrade, foi reeleito para presidência do Instituto Rui Barbosa (IRB), biênio 2012/13, na manhã desta quarta-feira, 23. A eleição foi realizada, em Assembleia Geral, durante encerramento do XXVI Congresso dos Tribunais de Contas, em Belém (PA). As informações são da assessoria de comunicação do Tribunal de Contas do Estado.
Na ocasião, também foi eleito o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o conselheiro Antônio Joaquim (TCE-MT). Na Assembleia Geral, foram aprovadas as contas do exercício de 2010 das duas instituições.
Segundo assessoria, o presidente reeleito, Severiano Costandrade, ao comentar sua recondução à frente do IRB, que tem por vocação ser o grande fomentador de atividades ligadas aos estudos e às pesquisas nas Cortes de Contas do país, disse que priorizará a continuidade das ações de integração e modernização, intensificadas nos últimos anos. “Não podemos parar. Agora que estamos em efetivo aclive, temos que trabalhar ainda mais”, afirmou Severiano.
IRB
O Instituto Rui Barbosa é uma associação civil de estudos e pesquisas responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates, envolvendo os Tribunais de Contas brasileiros. Também cabe ao Instituto investigar a organização e os métodos e procedimentos de controles externo e interno para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos serviços dos TCs.
Perfil
Conforme assessoria, o Conselheiro presidente Severiano José Costandrade de Aguiar é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí e tem pós-graduação em Administração da Educação, pela UNB, Direito Processual Civil, pela Universidade Tiradentes, e Estudos de Política e Estratégia, pela Adesg/UFT.
Foi defensor público, procurador do Estado, presidente do Instituto Pró-Divino e secretário de Estado da Ação Social do Tocantins. Tomou posse no Tribunal de Contas do Estado do Tocantins em 2002. Presidiu a Corte tocantinense no biênio 2009/2010, sendo reeleito para os anos de 2011/2012. Atualmente é presidente do Instituto Rui Barbosa, reeleito para o próximo biênio.
Comentários