BRASÍLIA - O Congresso Nacional aprovou emenda à Lei de Diretrizes Orçamentária de 2015 (LDO 2015) que prevê recursos para a construção da BR-010 entre Aparecida do Rio Negro e Goiatins, municípios do Tocantins. A matéria teve o apoio do Movimento Pró-BR-010, que buscou apoio de parlamentares tocantinenses. O grupo aguarda a aprovação da matéria na Lei Orçamentária Anual (LOA), dispositivo que estabelece as despesas e receita da União.
De acordo com os representantes do Movimento Pró-BR-010, os parlamentares da Bancada Federal do Tocantins sinalizaram que também vão votar favorável à emenda na Lei Orçamentária Anual de 2015. Os membros do grupo afirmam que congressistas de outros estados também apoiam a medida.
A proposta que vai possibilitar a liberação dos recursos para a estrada pode passar de R$ 1,5 bilhão e visa concluir o trecho de cerca de 309 quilômetros. A previsão orçamentária na LDO é composta de uma emenda do Executivo, e outra de iniciativa da bancada tocantinense que visa complementar os recursos propostos pelo governo.
O movimento que luta pela obra reivindica também a inclusão da rodovia no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “A garantia da construção da estrada é maior se ela for incluída no PAC, decisão que ainda não foi tomada pelo governo federal, apesar de algumas sinalizações nesse sentido”, pontua o movimento.
Os representantes do Movimento visitaram no Distrito Federal, todos os gabinetes dos deputados e senadores do Estado e até de outras unidades da Federação, a exemplo do deputado Sarney Filho (PV-MA).
Representaram o movimento em Brasília o jornalista Elpídio Lopes, o ex-prefeito de Jaú do Tocantins, João Luiz e o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT).
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15188
Congresso Nacional aprova emenda à LDO que prevê construção da BR-010 no Tocantins
Movimento em prol da rodovia aguarda confirmação da obra na LOA 2015
Comentários