Lagoa da Confusão (TO) - A Prefeitura de Lagoa da Confusão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizou durante todo o dia desta quarta-feira (17), a quinta edição da Conferência Municipal de Assistência Social.
O evento realizado na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), foi aberto oficialmente pela manhã e contou com a presença do prefeito Neto Lino, da representante d da Secretaria Estadual de Assistência Social, Maria Nágila Praigida e  de outras autoridades.
A secretária de Assistência Social de Lagoa da Confusão, Rosenira Pereira de Souza Santos destacou a importância da participação popular no evento,  especialmente, nos debates e na apresentação de sugestões que possibilitem efetivar políticas públicas consistentes voltadas para a assistência social no município. “Essas propostas, ao serem aprovadas na Conferência Municipal, serão defendidas  pelos nossos delegados na Conferência Estadual  e, posteriormente, seguirão para a grande Conferência Nacional de Assistência Social”, explicou a secretária

Oportunidade

Já a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maita Soares Coelho destaca  que a realização da  5ª Conferência Municipal é uma grande oportunidade para avaliação do desenvolvimento das políticas públicas. “Este é um espaço de participação popular, onde os usuários e profissionais da área têm poder de voz, e onde as suas demandas podem ser ouvidas”, disse.

Valorização

Em seu pronunciamento, o prefeito  Neto Lino defendeu uma maior valorização dos profissionais que atuam na assistência  social, com  melhores salários, reconhecendo a importância e o  grande alcance social do trabalho por eles desenvolvido. Também defendeu a necessidade de se rever o pacto federativo para  que possibilite maiores investimentos  nos municípios.
“Enquanto não tivermos um novo pacto federativo no Brasil, onde seja discutido a questão orçamentária, a questão de distribuição das receitas – fruto dos impostos e dos tributos –, todos nós teremos que conviver com municípios  em dificuldade de realizar seus investimentos e com a necessidade de estabelecer parceiras com o governo federal”, argumentou o prefeito.

Novas Obras

O prefeito anunciou ainda, a inauguração do Terminal  Rodoviário da cidade no dia 18 de julho e o início das obras de construção do Centro de Convivência de Idosos previsto para acontecer dentro de 20 dias, cuja  foi assegurada por meio de emenda parlamentar da  deputada Federal Dorinha Seabra (DEM) e já está disponibilizada na Caixa Econômica Federal.  
Neto Lino também informou o apoio recebido por parte do deputado federal Irajá Abreu (PSD), para a construção de mais 100 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida III, no setor Novo Horizonte. Outra importante obra que sairá do papel dentro de pouco tempo, segundo o prefeito,  é a pavimentação asfáltica do setor Lagoa da Ilha. (Zacarias Martins – Ascom/Lagoa da Confusão)