O apoio às comunidades quilombolas do Maranhão foi tratado, nessa segunda-feira (2), em reunião da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com a Secretaria de Estado Extraordinário de Igualdade Racial (SEIR). O encontro ocorreu na sede da Superintendência regional da Conab, em São Luís.
Atualmente, 30 comunidades são beneficiadas por ações e programas da Companhia, como a doação de cestas de alimentos e Política de garantia de Preços Mínimos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). A relação inclui 21 comunidades da grande ilha de São Luís. Já no interior do estado, são atendidos pelo governo federal quilombolas das cidades de Codó, Itapecuru Mirim, Central do Maranhão, Serrano, Cajapió, Guimarães e Mirinzal.
A Secretaria solicitou a inclusão dos quilombolas em outros programas federais coordenados pela Conab, com destaque para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os representantes do governo estadual também apresentaram uma proposta de inclusão de mais 40 municípios com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. As propostas serão analisadas pela Companhia.