(Gurupi-TO) - Na tarde de terça-feira, 19, a companhia francesa de transporte marítimo CMA CGM, representada através de Erich Inbiriba e Thales Oliveira, visitou a cidade de Gurupi com a companhia da internacionalista e técnica da Secretaria da Indústria e Comércio do Tocantins, Milena Fernandes. O prefeito Laurez Moreira (PSB) recebeu-os em seu gabinete. O objetivo da ida da CMA CGMA à Gurupi foi realizar uma prospecção de investimentos e conhecer o potencial de produção do município.
Participaram da reunião os secretários do município, Pedro Dias Correia (Desenvolvimento e Meio Ambiente), Gerson Oliveira (Infraestrutura), Moacir Bruzon (Abastecimento e Cooperativismo), além do presidente do Sindicato de Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (Sindifarma), Domingos Tavares de Souza, o diretor Sindicato do Comércio Varejista de Máquinas e Equipamentos, Peças e Acessórios para uso na Agropecuária do Estado do Tocantins (Sindimáquinas), Valdir de Sá, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig), Eremilson Ferreira Leite, o diretor do Campus da Universidade Federal do Tocantins em Gurupi, Eduardo Andrea Lemus, bem como, os empresários Jaime Xavier e Lúcio Guimarães

Potencial
Laurez aproveitou a oportunidade para fazer uma explanação sobre as potencialidades econômicas não só de Gurupi, mas de toda a região sul do estado, lembrando que o município é pólo irradiador de desenvolvimento, tendo influência direta em cerca de 20 municípios.
O prefeito defendeu ainda a localização estratégica de Gurupi e seus vários aspectos positivos de atração para novos investimentos da iniciativa privada. “Contamos com o pátio de integração multimodal da Ferrovia Norte-Sul, cuja concorrência nacional para o arrendamento de áreas já foi realizado, o que certamente vai facilitar ainda mais a questão de logística da empresas” destacou Laurez, lembrando que a área fica às margens da ferrovia e será arrendado para empresas interessadas em instalar terminais de carga e descarga.

Painel
O Secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Pedro Dias Correia, apresentou um painel onde foram mostradas as potencialidades de investimentos na região. Dias explicou que a promoção do desenvolvimento regional requer o entendimento da vocação econômica, das especializações produtivas consolidadas e de novas oportunidades econômicas da região que se encontra sob influência de Gurupi. “As perspectivas são muito boas e a administração municipal de Gurupi está preparada para colocar em prática ações que visam o fortalecimento dos elementos essenciais para o desenvolvimento e competitividade regional”, ressaltou.

Cooperfrigu
Após o encontro na prefeitura, os representantes da empresa foram conhecer as instalações do complexo industrial da Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu), que exporta carne bovina para vários países. Na Cooperfrigu, se reuniram com o presidente da cooperativa, Oswaldo Stival Júnior, com o diretor de exportação Júlio Bustamante e pelo presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), José João Stival.