(PALMAS-TO) - Uma comitiva da Obihiro Kawanishi - Cooperativa do Japão de Agricultura e Mitsubishi Corp do Brasil, formada por 11 pessoas, visita nesta quarta-feira, 8, o Tocantins, com o intuito de conhecer o agronegócio tocantinense. A região escolhida é a do sudoeste do Estado, os municípios de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão. A visita começa com audiência com o governador Siqueira Campos, a partir das 8h, no Palácio Araguaia.
Acompanhada do secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, a comitiva japonesa fará um sobrevoo na região, especialmente no projeto Rio Formoso, e visitará a Fazenda Tio Jorge. De acordo com o secretário, será uma visita de cortesia dos japoneses para conhecer o Estado e consolidar as boas relações.
“É a primeira vez que esta comitiva vem ao Brasil. É uma pena que nesta época só temos o cultivo do arroz, entretanto vamos ressaltar a potencialidade do Tocantins para a soja, melancia, milho e algodão”, informou Café, acrescentando que também será apresentando ao grupo o potencial da silvicultura e aquicultura tocantinenses e ainda o fato de que este ano o produtor poderá investir contando com o apoio do Prodoeste - Programa de Desenvolvimento do Sudoeste do Tocantins.
Prodoeste
O Programa de Desenvolvimento do Sudoeste do Tocantins é um projeto que pretende implantar, através de parceria público-privada, um grande sistema de plantio irrigado em cerca de 200 mil hectares na região, aproveitando o grande potencial de rios e terras planas. O projeto já tem o aval positivo do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento - que entrará com 99 milhões de dólares. O Governo do Estado entrará com a contrapartida de US$ 66 milhões para a execução do Programa. (Lenna Borges)
Comentários