Autoridades municipais e da área da educação participaram da reunião

Araguaína (TO) - Representantes da Universidade da Maturidade (UMA) e autoridades do município de Araguaína debateram sobre a criação de uma comissão, que será formada por indicação da instituição de ensino e da Secretaria Municipal de Educação, que vai propor estudos visando a elaboração de um projeto de lei, de iniciativa do Executivo, que viabilize a inclusão do idoso nas políticas públicas do município. O encontro aconteceu no auditório da secretaria da pasta e contou com a presença de autoridades municipais e representantes da Câmara.
O prefeito Ronaldo Dimas (PR) lembrou que medidas de inclusão do idoso já vêm sendo executadas em Araguaína, como a implantação da UMA há três anos. Segundo o gestor municipal, dentre algumas medidas que estão sendo implantadas pelo município visando a inclusão, o respeito e a valorização do idoso, está a reformulação das calçadas do centro do município, que terão 1,20 metros, todas adaptadas com acessibilidade para deficientes físicos e idosos.
A primeira obra será na Avenida Cônego João Lima. “Estamos evoluindo para um projeto em que poderemos contribuir muito mais, além daquelas políticas públicas que já estamos fazendo para melhorar a vida dos nossos idosos”, ressaltou Dimas.
“Todos os alunos da Universidade da Maturidade desenvolvem atividades de estágio nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Isso é uma demonstração de inclusão e valorização dos nossos idosos”, afirmou o secretário da Educação, Jocirley Oliveira.

Sobre a UMA

O Programa Universidade da Maturidade (UMA) é uma proposta pedagógica, voltada à melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos, e visa à integração dos mesmos com os alunos de graduação da UFT, identificando o papel e a responsabilidade da Universidade em relação às pessoas de terceira idade.