(BRASÍLIA-DF) - A CAE - Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal aprovou na tarde desta quarta-feira, 07, a autorização que viabilizará a contratação, pelo Tocantins, de operação de crédito na ordem de US$ 300 milhões junto ao BIRD - Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento. O projeto teve como relator o senador mineiro, Aécio Neves.
Durante o mesmo encontro, os senadores aprovaram o pedido de urgência de apreciação em plenário. Com isso, o projeto entra na “Ordem do Dia” e deve ser votado ainda hoje.
O recurso será destinado a obras do PDRIS - Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável Integrado do Tocantins e terá contrapartida de US$ 75 milhões do Governo do Estado.
O PDRIS tem como objetivo estimular o desenvolvimento local e estadual por meio de melhores transportes e de maior oferta de serviços públicos, beneficiando cerca de 300 mil pessoas em 72 municípios. O montante será aplicado na eliminação de cerca de 2.600 pontos críticos em estradas vicinais municipais, construção de pontes, bueiros e drenagem.
Além disso, a verba também será aplicada na melhoria da eficiência da gestão pública e na conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Também serão feitas reabilitação e conservação de cerca de 1,6 mil quilômetros de estradas estaduais.