(PALMAS-TO) - Foi aprovada a implantação e construção de cinco Unidades de Pronto Atendimento -UPAS 24h nas cidades de Paraíso, Dianópolis, Guaraí, Tocantinópolis e Augustinópolis, através do Programa de Aceleração do Crescimento- PAC . A pactuação ocorreu durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite - CIB na tarde desta quinta-feira, 16, na Secretaria de Estado da Saúde – Sesau.
Na reunião, outra pauta importante, foi à apresentação pela secretária Vanda Paiva, da Proposta Estadual de Ampliação do Acesso aos Procedimentos Cirúrgicos Eletivos de Pequena e Média Complexidade. O programa objetiva a redução das demandas reprimidas por essas cirurgias, estimulando aumento no número de procedimentos.
Para isso serão realizados mutirões de cirurgias que contemplarão os 139 municípios do Estado, em hospitais municipais e estaduais. A previsão é aumentar em 81% o número dessas cirurgias, realizando 9.961 procedimentos em um período de sete meses, com início previsto para o mês de junho.

Plano de ação
Também foi apresentado o Plano de Ação Regional da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, que prevê a ampliação do espaço físico e compra de equipamentos para o Centro Estadual de Reabilitação-CER, em Palmas, que vai passar para para porte II, abrangendo o tratamento físico e intelectual.
A intenção também é ampliar o espaço físico do CER de Araguaína e solicitar a construção e compra de equipamentos para um Centro Estadual de Reabilitação em Gurupi.

Projeto
Na reunião também foi apresentando o Projeto para Atividade de Tutoria que institui a atividade de tutoria em doação e transplantes no âmbito do Sistema Nacional de Transplantes, e tem por objetivo desenvolver o sistema nos entes federativos que necessitem de cooperação tecnológica para o seu aperfeiçoamento ou implantação.
O Projeto é realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade de São Paulo-USP, sendo que o Tocantins foi contemplado para o projeto piloto auxiliando a implantação dos serviços de doação e transplantes de órgãos e tecidos, aperfeiçoando serviços já autorizados e qualificando equipes de profissionais de saúde para atuação no processo de doação e transplantes.