(PALMAS-TO) - Um dos momentos importantes para os participantes dos Jets – Jogos Estudantis do Tocantins é o acendimento da Tocha Olímpica e o juramento do atleta. A solenidade de abertura dos Jogos Estudantis do Tocantins, edição Tocantinópolis, foi realizada em uma quadra à beira do Rio Tocantins, na noite da quinta-feira, 14.
O maratonista José Carlos Alves de Araújo, que começou sua carreira nos Jets, foi um dos convidados para carregar a Tocha Olímpica. Ele foi campeão brasileiro em 1989, em Brasília, conquistou um título de campeão de meia maratona do Tocantins e atualmente é voluntário, realizando treinamento para alunos na modalidade de atletismo.
Também carregaram a Tocha Olímpica o atleta Geovani Vieira Brito, campeão brasileiro de atletismo, e o estudante da APAE de Tocantinópolis Elton Amarante Barros, recentemente classificado para participar da prova dos 400 metros na cidade de Cascavel, Paraná. A Pira Olímpica foi acendida pelo estudante Marlon Apinajé, da Escola Indígena Tekator, e o juramento foi feito pela estudante Vanusa Silva dos Santos, da Escola Raimundo Carvalho.
Para a estudante Wilka Cristina, 16 anos, aluna do 6º ano do Colégio Souza Porto, de Darcinópolis, participar do Jets está sendo ótimo pela experiência, pela oportunidade de estar em outra cidade e por ver como estão os atletas dos outros times.
Para o professor de Educação Física Laércio Cabral, que está acompanhando 50 alunos de Darcinópolis, o melhor do Jets não é a vitória, mas a vivência que o aluno tem, o que o torna um cidadão com mais oportunidades. Ele contou que encontrou em Tocantinópolis pessoas que foram seus alunos e que agora estão sendo professores em outras escolas e que juntos estão trabalhando para que os Jogos Estudantis cumpram a sua missão de integrar e despertar os talentos no esporte. “O esporte é a base para o futuro cidadão e é o melhor meio de inserção social”, frisou Laércio. (Josélia de Lima)
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14429
Comentários