De acordo com o Banco do Brasil, a reestruturação vai otimizar e ampliar os serviços eletrônicos

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesse fim de semana o que chamou de reorganização institucional. Na prática, a revisão na estrutura fechará 31 superintendências regionais, 402 agências e vai transformar outras 379 delas em postos de atendimento, que poderá gerar até o fim de 2017 uma economia de R$ 750 milhões em todo o País. No Tocantins, sete cidades sofrerão com o encerramento de dez agências, oito delas sendo transformadas em postos de atendimento.
O Estado possui atualmente 66 unidades de atendimento, 48 agências e 18 postos de atendimento. De acordo com a superintendência tocantinense da instituição bancária, mesmo com a reformulação, o Banco do Brasil permanecerá com uma das maiores redes de atendimento, com 38 agências e 26 postos de atendimento. Os municípios que serão afetados são: Palmas, Cristalândia, Natividade, Divinópolis do Tocantins, Ananás, Fátima e Figueirópolis.

Aposentadoria
A revisão da estrutura do Banco do Brasil levará à redução de 9.072 vagas no quadro de pessoal. Para a adequação, a instituição lançará plano extraordinário de aposentadoria incentivada para público potencial de até 18 mil pessoas que já reúnem condições para se aposentar, com adesão totalmente voluntária.
Será concedido incentivo de desligamento correspondente ao valor de doze salários, além de indenização pelo tempo de serviço, que varia de 1 a 3 salários, a depender do tempo de banco. O BB possui 750 funcionários no Tocantins e 101 fazem parte do público potencial do Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada, afirma a superintendência no Estado.

Atendimento digital
Conforme a assessoria do banco, a reestruturação visa a adequação ao novo perfil e comportamento dos clientes, com otimização de estruturas e ampliação de serviços eletrônicos. A estratégia de ampliação do atendimento por canais digitais prevê a abertura, ainda em 2017, de mais 255 unidades de atendimento, entre escritórios e agências digitais, que irão se somar às 245 já existentes. Essas unidades já atendem a 1,3 milhão de clientes, com expectativa de chegar a 4 milhões até o final do ano que vem, conta a instituição.
Ainda segundo o Banco do Brasil, na comparação com o modelo tradicional, os clientes do atendimento digital mostram-se mais satisfeitos e consomem até 40% mais produtos e serviços bancários. O novo modelo também é mais eficiente, alega a instituição, citando que um gerente de contas consegue gerenciar um número 35% maior de carteiras de clientes, se comparado ao atendimento nas agências físicas.

Aplicativos
O Banco do Brasil reforça que as transações bancárias realizadas em canais de atendimento físicos estão em redução. O aplicativo da instituição para celular já conta com 9,4 milhões de clientes que realizam cerca de 1 bilhão de transações bancárias por mês, ou 40% do total. Outros 27% são realizadas pela internet. A expectativa do BB é que o número de clientes que utilizam o aplicativo para celular chegue a 15 milhões até dezembro do próximo ano. Na semana passada, o Banco do Brasil lançou a sua conta totalmente digital, o BB Conta Fácil, com previsão de abertura de 1,8 milhão de contas em 2017.