Agrotins é a oitava feira de agronegócio do Brasil e a maior do norte

PALMAS - A 15ª edição da Agrotins, Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, que começa nesta terça-feira, no Centro Agrotecnológico de Palmas, ocupa 60 hectares de sua área total, onde são instaladas unidades demonstrativas de campo, área para dinâmicas, estandes, estacionamentos, praça de alimentação, vias de circulação, auditório e demais edificações de apoio. A feira é reconhecida como a 8ª do Brasil e a maior feira de agronegócios da região Norte, levando informações para milhares de pecuaristas, agricultores e empresários com o objetivo de fomentar o agronegócio no Tocantins e proporcionar a troca de informações e inovações tecnológicas aos produtores rurais, técnicos e extensionistas.
As atrações são as mais variadas e, além do foco principal, que é propiciar a realização de negócios concretos no campo e a apresentação de novas tecnologias para o setor, a feira já é consagrada como um evento que atrai milhares de pessoas, por contar com apresentações e palestras. No ano passado, por exemplo, a feira contou com a presença de Edson Aranhes do Nascimento, o Rei Pelé. Para este ano, são esperados 95 mil visitantes, segundo o secretário de Desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária do Estado, Clemente Barros. O número é equivalente a 36% da população da capital.

Pecuária
No setor pecuário, entre as novidades, serão apresentados animais do Projeto de Melhoramento Genético 2015, nascidos da tecnologia de Inseminação Artificial em tempo Fixo (IAF), transferência de embriões e fertilização in-vitro, responsável pela qualidade genética para os rebanhos. Haverá também demonstrações práticas e palestras no Portal da Agropecuária sobre: pecuária de corte, como funciona a inseminação artificial em tempo fixo, avaliação de touros e vacas para reprodução, participação de associações de criadores de bovinos de diversas raças, associação de produtores de animais criados no sistema de confinamento, consultorias agropecuárias, empresas de reprodução animal e de ordenhadeiras mecânicas.
Ainda na vasta programação, que visa atender a diversos setores da pecuária, estão previstos sensibilização de extensionistas rurais sobre o Programa Progenética, palestras sobre confinamento, lançamento de variedades gramíneas, minicursos de escrituração zootécnica e um curso sobre o Programa de Melhoramento Genético da ABCZ. “O Portal da Pecuária é uma grande oportunidade para que expositores apresentem seus produtos e o produtor conhecer o que há de novo em tecnologias e ferramentas para desenvolver a pecuária e ainda realizar importantes negócios”, ressaltou a diretora de Agricultura e Pecuária da Seagro, Arlette Mascarenhas.

Feirão
Paralelamente, todos os dias dos eventos da Feira são realizados os feirões de touros POs. Há também os torneios de gado leiteiros, nos quais são premiados os três melhores. O Portal da Pecuária apresentará este ano novidades com uma estrutura que contará com cinco auditórios, 93 vitrines onde serão apresentadas duas mil atividades, como palestras técnicas, clínicas tecnológicas, dinâmicas e dias de campo com mobilização, atividades técnicas, apresentação de atividades culturais e atividades esportivas (prova dos três tambores e prova do laço), além de julgamento de animais e premiações (bovinos, equinos, ovinos, caprinos e torneio leiteiro).

Espaço
Foram disponibilizados 448 estandes entre a área aberta, área coberta, área vegetal, currais, piquetes e baias, estandes com mais de 500 expositores de vários estados, trazendo inovações do mercado nacional para os produtores. O espaço destinado à pecuária corresponde a 42 mil metros quadrados, englobando a área reservada para 250 bovinos, 580 ovinos e caprinos, 200 aves e 20 equinos. O volume previsto de negócios é na ordem de R$ 580 milhões. (Com informações da Seagro)