(Araguaína-TO) - Melhorar a malha viária de ruas e avenidas, além de extinguir definitivamente os problemas com buracos. Com esse objetivo foi dado início às obras de restauração e recapeamento em 40 km de vias urbanas de Araguaína, um projeto realizado pelo governo do Estado e Prefeitura de Araguaína, através do programa Pró-Município.
A grande diferença em relação às restaurações normais de vias públicas está na qualidade do asfalto. Neste programa, o governo do Estado está aplicando o asfalto Composto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), que tem uma durabilidade muito maior.
As vias que estão recebendo o asfalto nesta etapa são a Rua Flor de Liz, que passa pelos Bairros Rodoviário, Esplanada, São Miguel e Martin Jorge; e ainda a Avenida Castelo Branco que corta a Vila Couto, Setor Brasil, Setor Castelo Branco e Centro. No total serão beneficiadas diretamente cerca de 15 mil pessoas - mais de 9% da população da cidade. Contudo, como essas vias cruzam toda a cidade, o benefício se estende a praticamente toda a população do município.
De acordo com o secretário de Estado de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, o governo está disponibilizando recurso na ordem de R$ 10 milhões. "Estamos mudando a estrutura de pavimento do município, dando a qualidade que Araguaína, nosso centro econômico do Estado, merece", declarou.
Para o prefeito Ronaldo Dimas, o recurso, resultado da parceria com o governo estadual, atende a uma antiga demanda do município. "A parceria com o governo do Estado é fundamental nesse momento, pois ele é o maior parceiro dessa cidade. Encontro no secretário Eduardo um cidadão que vê com bons olhos nossa cidade e nos apoia muito trazendo bons recursos", pontuou o prefeito Ronaldo Dimas.
O secretário de Estado da Infraestrutura e presidente da Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans), Kaká Nogueira, explicou que o composto betuminoso usinado a quente (Asfalto CBUQ) é o pavimento mais resistente do mercado. "A aplicação varia de 3,5 cm a 5 cm de espessura, conforme a necessidade, podendo chegar até 10 cm. A durabilidade do CBUQ é de mais de 100% em relação ao asfalto comum", acrescentou.
População comemora
Para o operador de máquinas Antônio dos Santos, que trabalha com pavimentação asfáltica, cuidar do asfalto da cidade que o acolheu é um privilégio. "Fico feliz por saber que Araguaína está mudando, tenho muito o que agradecer ao governo porque além das melhorias tenho meu emprego garantido", comemora.
Já o mototaxista Otoniel Morais, que trabalha há cinco anos nas ruas da cidade, vê com entusiasmo as melhorias nas vias. "Me casei recentemente e meu filho nasceu há um mês, sempre me preocupei em como ia voltar para casa, com estradas novas sinto segurança no meu trabalho", explicou.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14846
Comentários