Pescadores do Tocantins agora já podem vender sua produção ao governo federal. Nessa terça-feira, 21, teve início a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para pescado no estado. Este é um projeto pioneiro no âmbito do PAA estadual, na modalidade Compra com Doação Simultânea, que vai garantir a comercialização do produto e, ao mesmo tempo, sua distribuição a populações em situação de insegurança alimentar.
O primeiro contrato foi firmado com a Colônia de Pescadores de Brejinho de Nazaré e prevê a aquisição de 12.120 kg de pescado - traíra, dourada, corvina, pacu e tucunaré, entre outros -, num total de R$ 119.988,00 que beneficiarão 15 famílias de pescadores artesanais.
Na sexta-feira (17), o produto começou a ser processado para transformação em Carne Mecanicamente Separada (CMS), eliminando o risco de espinhas e ossos. O processamento será feito pelos próprios pescadores que no início de junho passaram por capacitação, oferecida pela Conab, sobre como manusear e conservar o pescado, para evitar problemas com a inspeção federal e desperdício.
O produto final será entregue ao Sesc - Mesa Brasil em pacotes de 3 kg congelados, para posterior distribuição à rede socioassistencial. O projeto é resultado de parceria da Conab com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Embrapa - Pesca e Aquicultura, Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Sebrae/TO e Sesc - Mesa Brasil. (Da Conab)
Publicado em Tocantins na Edição Nº 15638
Comentários