(BRASÍLIA-DF) - Uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) suspendeu a eleição do novo presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Tocantins, prevista para ontem, quinta-feira (6). De acordo com informações do órgão, a decisão de suspensão levou em conta uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) , sob a alegação de que há um procedimento para ser analisado pelo órgão e poderá refletir na eleição.
A assessoria do CNJ informou que a recomendação foi feita pelo conselheiro Ney Freitas, relator do Procedimento Administrativo Disciplinar que tramita no órgão contra o desembargador do TJ Tocantins Bernardino Luz desde julho, quando Luz  foi afastado do cargo acusado de irregularidades.
Afastado, Bernardino solicitou seu retorno de forma que pudesse concorrer ao cargo de presidente. Como o julgamento deste pedido ainda não foi feito, o relator , então, recomendou que a eleição seja suspensa até que isso ocorra.
A previsão, conforme o CNJ, é que o procedimento ingressado por Bernardino Luz seja julgado pelo órgão na sessão prevista para terça-feira, 11.