(PALMAS-TO) - Com o objetivo de incentivar famílias beneficiárias de programas sociais e pequenos produtores rurais a produzirem para o próprio consumo e para trocarem entre si o projeto Clube da Troca Solidária já beneficiou 2.469 famílias de 14 municípios do Estado somente em 2013.
A ação é desenvolvida pelo governo do Estado e trata-se de uma das estratégias do Plano Tocantins sem Miséria, pactuado com os 139 municípios do Estado, no intuito de levar qualificação profissional e inclusão produtiva à população tocantinense.
De acordo com o secretário do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, o objetivo das ações é valorizar o homem do campo. "Atualmente a Troca Solidária tem sido realizada principalmente com as famílias de assentamento, uma forma de incentivar o trabalho deles. Esse apoio associado às demais ações do governo do Estado como a entrega de tratores, ônibus escolares e a recuperação das estradas vicinais, está dando condições para que o trabalhador rural permaneça no campo", explicou.
No último sábado, 30, a Feira da Troca Solidária foi realizada no município de Palmeirante, a 329 km de Palmas. Mais de 100 famílias de cinco assentamentos da região trouxeram amostras da produção local rica em derivados da mandioca, frango, hortaliças e mel.
Para o prefeito municipal, Manoel Oliveira Plínio, a alegria dos produtores rurais durante a feira expressa o sucesso do projeto. "O homem do campo e as pessoas de baixa renda tem sido estimuladas a produzirem e o resultado abundante que vemos nessa feira hoje nos surpreende", comemorou.
A agricultora familiar Lusenir Vieira da Silva possui uma pequena propriedade rural e produz banana, mandioca, galinha caipira, hortaliças e quase tudo o que precisa para manter sua família. Para ela a Troca Solidária é um importante incentivo para uma mudança de mentalidade. "Gostei muito dessa ideia, porque o que a gente observa é que as pessoas estão muito acostumadas a só ganhar, ganhar, mas o bom mesmo é trabalhar. Essa terra é muito boa, aqui, tudo o que se planta dá", declarou.

Sobre o Troca Solidária
Na Troca Solidária, a equipe da Setas oferece produtos da cesta básica como arroz, feijão, óleo, café e sardinha e o público traz a sua produção que pode ser, a polpa feita das frutas do quintal, a mandioca, queijo, abóbora, banana e outros. Na feira, a produção local é trocada pela moeda exclusiva da Troca, o Solidário, e com ele os beneficiados compram os produtos manufaturados de sua necessidade. Vale lembrar, que o ganho não fica apenas nas sacolas cheias e na economia, o principal beneficio da Troca para a comunidade é ensinar a valorizar as potencialidades e estimular a solidariedade.
Dos produtos adquiridos pela Setas, 50% são doados para a prefeitura que deve destiná-los à merenda escolar e às refeições oferecidas em programas sociais e a outra metade é encaminhada para a próxima Troca Solidária estimulando o intercâmbio de produtos entre os municípios.