A deputada estadual Claudia Lelis (PV), apresentou Projeto de Lei que requer a inclusão do dia 12 de junho, que institui dia Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e que a data passe a fazer parte do calendário de ações do Governo Estadual de forma transversa.
" A ideia é que anualmente nessa data, todas as pastas da administração pública que, direta ou indiretamente, tenham relação com o tema ou com a criança e os adolescentes, desenvolvam ações de conscientização e de combate ao trabalho infantil", defendeu a parlamentar.
Dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Pnad, apontam cerca de 21.278 mil crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no Tocantins e as crianças e adolescentes pesquisados tinham idades entre 5 a 17 anos e as atividades mais comuns destaca-se o setor de comércio e reparação, que corresponde a 31,4% da população de crianças e adolescentes ocupados. Trata-se da maior taxa da região Norte na categoria. Os dados fazem parte do Mapa do Trabalho Infantil.
O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho, em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho.
"Por isso, a adoção desta data no Tocantins será um reforço a essa política de enfrentamento ao trabalho infantil, que exigirá do Poder Executivo, ações concretas e pontuais anualmente, até que este quadro seja revertido de uma vez por todas", ponderou a deputada pevista.
(Fátima Miranda)
Publicado em Tocantins na Edição Nº 16655
Comentários