Guaraí (TO) - O Detran-TO aderiu ao movimento mundial “Maio Amarelo, Atenção pela Vida” e está empregando efetivo administrativo e operacional de todas as unidades do órgão, para mobilização e conscientização que resultem na redução de acidentes e propiciem um trânsito seguro em qualquer situação.
Desta forma, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Guaraí, em parceria com agentes de trânsito do Detran, Polícia Militar (PM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou na manhã dessa sexta-feira, 8, uma blitz educativa na Avenida Bernardo Sayão. A ação contou com adesivaço em cerca de 200 veículos, bem como a distribuição de cartazes e material informativo.
Para o coordenador da Ciretran, Francisco Carvalho Brito, a operação foi um sucesso. “Essa foi nossa primeira ação em prol do Maio Amarelo. Na semana que vem, vamos promover outra, e com isso, vamos conscientizando os condutores para a educação no trânsito”, disse.
Foi no dia 11 de maio de 2011, que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo.
A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo.
Em maio, é realizada desde 2013, a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, igualmente chamada de Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela, vítima fatal do trânsito na África do Sul em 2010, com apenas 13 anos.
O amarelo é em alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção. A escolha do laço como símbolo das ações tem como meta mostrar à sociedade que os acidentes de trânsito devem ser tratados como epidemia, que para ser erradicada depende da mobilização de toda a comunidade.
Para mais informações sobre o Movimento Maio Amarelo, acesse o site www.maioamarelo.com.br.
Comentários