(Guaraí-TO) - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta madrugada, em Guaraí (TO), um total de 21 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. A mercadoria foi localizada em uma caminhonete Silverado, com placas de Redenção (PA).
Segundo a assessoria de comunicação da PRF, os cigarros estavam acondicionados na carroceria do veículo, que usava uma capota de fibra com os vidros pintados de preto com o objetivo de esconder a carga. Conforme informações obtidas pelos policiais, o destino da carga seria o Estado do Maranhão. Os cigarros e o condutor, 33 anos, serão encaminhados para a Polícia Federal, em Palmas.

Dia mundial sem tabaco
A apreensão ocorreu, coincidentemente, em uma data definida mundialmente para abordar o tema do uso do tabaco e seus males causados no organismo humano. Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, o cigarro contém cerca de 4.720 substância tóxicas, tais como nicotina e monóxido de carbono, sendo fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas, como o câncer e o enfisema pulmonar.