(Porto Nacional-TO) - A arena central da Ilha de Porto Real, sede dos 11º Jogos dos Povos Indígenas, ficou iluminada na noite desse sábado, 12, com o show pirotécnico que marcou o encerramento do evento. O fim das competições foi marcado por cerimônias religiosas e comemorativas preparadas por vários povos participantes. Os Jogos, que acontecem pela segunda vez no Tocantins, movimentaram a cidade de Porto Nacional durante os oito dias de competição e interação cultural entre as 39 etnias participantes.
A Secretaria da Cultura do Tocantins – Secult teve papel fundamental como parceira da Secretaria da Juventude e dos Esportes – Sejuves, colaborando na interação entre os indígenas e brancos e ajudando na recepção dos povos vindos de outros Estados. No encerramento, a secretária da Cultura, Kátia Rocha, foi representada pela coordenadora de cultura indígena da Secult, Joana Euda Muduruku. “O contato entre brancos e índios é antigo, mas momentos como este ajudam a quebrar preconceitos, trocar culturas e ampliar os horizontes”, avaliou a técnica.
Conforme a Secretaria de Comunicação Social do Tocantins (Secom), para o diretor do Comitê Intertribal, Marcos Terena, também idealizador dos Jogos Indígenas, o bom andamento dos jogos ocorridos em Porto Nacional vai colaborar para a concretização de um sonho. “Desde que começamos a pensar nos jogos indígenas no Brasil, temos o objetivo de tornar estes jogos mundiais, com a integração de povos indígenas de todas as partes do planeta”, afirmou.
O Projeto da 12ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas já está em andamento e acontecerá em 2013, em local ainda não definido.
Publicado em Tocantins na Edição Nº 14252
Comentários