(Araguaína-TO) - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CEREST - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Araguaína/DVS/SVS, promove o Dia Internacional de Combate às LER/DORT, nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2013 em locais itinerantes, anexos na programação. Serão realizadas ação educativa junto à rede pública e privada de Araguaína, como a Secretaria da Infraestrutura, Sede da Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Controle de Zoonozes, Sede do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador e Vigilância Sanitária, e Agências Bancárias: Banco do Brasil (Agência Centro), HSBC (Agência Centro) e Bradesco (Agência Centro)
Desde o ano 2000, o último dia do mês de fevereiro é considerado o Dia Internacional de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER), ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) como são conhecidos, agora, no Brasil. O número de trabalhadores adoecidos é bem maior que o número de notificados. De acordo com a fonte do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), no ano de 2010 houve 22 notificações de LER/DORT em Araguaína, 07 notificações em 2011 e 30 no ano de 2012. A dificuldade de estabelecimento da doença relacionada ao trabalho proporciona o desconhecimento do número total de casos existentes, não mostrando assim a realidade de trabalhadores acometidos por este agravo, assim como não evidenciando o número total de trabalhadores afastados de suas atividades devido as LER e DORT’s.
Trata-se de uma patologia que acomete as pessoas há muitos séculos. Essa doença é um conjunto de síndromes – quadros clínicos, patologias – que atacam os nervos, músculos e tendões. Está relacionada aos movimentos repetitivos, excesso de peso associado ou não a posturas erradas, jornadas extenuantes, pressão mecânica, ambientes frios, ruidosos, mal ventilados e mal iluminados, sobrecarga na coluna vertebral, incentivos à produtividade, horas extras, trabalho muscular estático, ausência de pausas na jornada de trabalho e falta de equipamentos adequados nos locais de trabalho. Todos esses fatores são determinantes para o aparecimento dessa síndrome (fonte: MS/2010).
O que a princípio surge como uma sensação de desconforto, pontadas, formigamento ou dores na execução do trabalho, que se estendem para os períodos de descanso, acaba evoluindo para dores insuportáveis, inchaços, atrofias, perda de força muscular e da coordenação motora, altamente incapacitante, onde tarefas simples como escovar os dentes, pegar um copo e outros objetos tornam-se impossíveis de realizar. As repercussões na identidade, na vida profissional, familiar e social dos trabalhadores e trabalhadoras são devastadoras. Por isso, 3291). O Dia Internacional de Combate às LER/ DORT deve ser lembrando não só na sua data de comemoração, e sim todos os dias.